sexta-feira, 25 de março de 2011

Roteiro nº 15


OS ESPÍRITOS:
-         ORIGEM E NATUREZA
-         MUNDO NORMAL
-         MUNDO PRIMITIVO
-         FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS

Objetivos:
ð     Definir Espírito.
ð     Falar sobre sua origem, natureza e UBIQÜIDADE.
ð     Tecer comentários sobre o mundo normal e o mundo primitivo.

Idéias Principais:
1.      Os Espíritos são seres inteligentes, criados por Deus.
2.      O Mundo Espiritual preexiste a tudo, é o Mundo Real, de onde viemos e para onde retornaremos.
3.      Quanto mais evoluído é o Espírito, maior é o seu poder de irradiação e mais potente é o seu dom de UBIQÜIDADE.


Fontes Complementares:
-         O Livro dos Espíritos. Allan Kardec - questões 76 a 92.
-         A Gênese. Allan Kardec - cap. 11, itens 1 a 9 e 15.
-         O Céu e o Inferno. Allan Kardec - cap. 3.
-         Pão Nosso. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. 82 e 76.
-         Roteiro. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. 2.
-         Nas Pegadas do Mestre. Vinícius - cap. A Vida Verdadeira.


SÍNTESE DO ASSUNTO                                                ROTEIRO Nº 15
 

 

 


OS ESPÍRITOS

ORIGEM E NATUREZA DOS ESPÍRITOS


Os Espíritos são seres inteligentes da criação; povoam o Universo. Foram criados por Deus, porém quando e como ninguém sabe. São eles individualização do princípio inteligente, como os corpos são do princípio material. Sua Criação é permanente, isto é, Deus jamais deixou de os criar, mas sua origem ainda constitui mistério. O que sabemos é que a existência dos Espíritos não tem fim.


MUNDO NORMAL PRIMITIVO


Os Espíritos são inteligências incorpóreas que formam um mundo à parte - O Mundo dos Espíritos. Embora seja o mundo dos Espíritos independente do mundo corporal, existe perfeita correlação entre ambos, portanto reagem um sobre o outro. Daí porque os Espíritos estão por toda a parte servindo de instrumento de que Deus se utiliza para a execução de seus desígnios.


FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS


Os Espíritos não tem forma determinada, a não ser para eles próprios. Uma chama, um clarão ou uma centelha podem definir o Espírito. Essa chama ou clarão, que vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi é, inerente ao seu grau de adiantamento. Os Espíritos percorrem o espaço com a rapidez do pensamento e podem, se o quiserem, inteirar-se da distância percorrida. A matéria não lhes opõe obstáculo: passam através de tudo.

Quanto ao chamado dom da ubiqüidade, o Espírito não pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo. Ocorre, entretanto, que cada um é um centro de irradiação para diversos lugares diferentes, como o Sol irradia para todos os recantos da Terra sem dividir-se. A força de irradiação de cada Espírito depende do grau de sua pureza.


DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS


Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que alcançaram. São três as principais ordens: à primeira, pertencem os Espíritos puros, isto é, os que já atingiram a perfeição máxima; à segunda os que chegaram ao meio da escala, nos quais já predomina o desejo do bem, e à terceira, pertencem os Espíritos imperfeitos. Nestes, predominam a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más.


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