sexta-feira, 25 de março de 2011

Roteiro nº 22


EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

Objetivos:
ð     Esclarecer a importância da evangelização do médium.
ð     Explicar a necessidade do estudo para a educação mediúnica.

Idéias Principais:
1.      A primeira necessidade do médium é evangelizar-se e somente depois, entregar-se às tarefas doutrinárias.
2.      “Estudo e Trabalho” formam a base de uma mediunidade eficaz.
3.      As comunicações espíritas se dão de perispírito a perispírito.


Fontes Complementares:
-         O Livro dos Médiuns. Allan Kardec - cap. 20 e 21.
-         Caminho, Verdade e Vida. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. 10.


SÍNTESE DO ASSUNTO                                                ROTEIRO Nº 22
 

EDUCAÇÃO MEDIÚNICA


A faculdade mediúnica é um instrumento de alto valor na conquista de novos conhecimentos, na prestação de serviço ao próximo, no desenvolvimento de virtudes e no resgate de débitos pessoais. Não depende de sexo, idade, condição social, etc..., podendo surgir na infância, adolescência, juventude, idade madura ou na velhice.

Pode revelar-se na Casa Espírita, em casas particulares, em igrejas, no materialista, no religioso, etc. Sua eclosão pode apresentar vários sintomas, tais como: reações emocionais insólitas, sensações de enfermidade, calafrios, mal estar, irritações estranhas ou sem razão aparente.

A primeira necessidade do médium é evangelizar-se. As qualidades que atraem os bons Espíritos são: bondade, benevolência, simplicidade de coração, amor ao próximo, desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam são: orgulho, inveja, ciúme, ódio, cupidez, sensualidade, etc. O bom médium, sob o ponto de vista espiritual, será aquele trabalhador que melhor se harmonizar com a vontade de Deus. 

Deve ser frugal na alimentação, abster-se de vícios, evitar o baixo palavreado e dominar os sentimentos passionais. Disporá então de bons elementos fluídicos, que poderão ser transmitidos aos necessitados.

Nada verdadeiramente importante se adquire sem trabalho. O médium tem a obrigação de trabalhar em todos os instantes, pela sua própria iluminação. Aqueles que procuram trabalhar no campo da mediunidade, devem ter o propósito de desenvolver um trabalho de interesse coletivo e não exclusivamente pessoal.

Por certo, o médium será também beneficiado, mas este não deve ser o seu objetivo. Para isso deve procurar a sintonia com os Espíritos Superiores, em busca da inspiração e do fortalecimento de seus bons propósitos.

A educação da mediunidade se consegue pelo estudo consciente da Doutrina Espírita, perseverança no compromisso, evitando impor-se, exigindo sucesso e aplauso.

O ser humano é constituído de Corpo, Espírito e Perispírito. O Perispírito, termo criado por Allan Kardec, é o laço que une o corpo ao Espírito. Ele é semi-material. É o envoltório do Espírito e tem a forma do corpo.

Quando um Espírito quer comunicar-se, o faz ligando-se ao Perispírito do médium. Portanto, as comunicações espirituais se dão de Perispírito a Perispírito. É inteiramente falsa a idéia de que o desencarnado, para se comunicar, entra no corpo do médium.


Nenhum comentário:

Postar um comentário