sexta-feira, 25 de março de 2011

Roteiro nº 26


PERTURBAÇÕES OBSESSIVAS

Objetivos:
ð     Dar o significado da palavra “obsessão” e estabelecer a diferença entre as três variedades:
1)     Obsessão Simples;
2)     Fascinação e
3)     Subjugação.

Idéias Principais:
1.      Na Obsessão Simples - O Espírito inferior, com tenacidade, intromete-se na vida do obsediado. Este, identificando estar sob influência negativa, deverá agir de modo cristão, a fim de libertar-se da triste situação.
2.      Na Fascinação - Há o trabalho inteligente de um Espírito inferior sobre o obsediado, que insinua-se, instalando-se como se fosse uma entidade superior. O obsediado neste caso, acha que não está sob a influência negativa e afasta-se de qualquer pessoa que queira alertá-la sobre o fato.
3.      Na Subjugação - Um Espírito inferior, deliberadamente, maldosamente, domina completamente o obsidiado. É a variedade mais dolorosa, pois o obsediado parece um robô nas mãos do obsessor.


Fontes Complementares:
-         O Livro dos Espíritos. Allan Kardec - questões 464, 466, 472 a 483, 549 a 557.
-         O Livro dos Médiuns. Allan Kardec - itens 238 a 241.
-         Encontro Marcado. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. 27, 33 e 36.
-         O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - cap. 39.



SÍNTESE DO ASSUNTO                                                ROTEIRO Nº 26
 

 


PERTURBAÇÕES OBSESSIVAS


Partindo do conceito que obsessão é o constrangimento exercido pelos Espíritos inferiores sobre o vontade dos encarnados, influenciando-os maleficamente podemos figurar o fenômeno obsessivo em inúmeras situações. Algumas tão sutis que somente depois de muito tempo é que são evidenciadas.

Para facilidade do aprendizado, a obsessão pode ser estudada sob três variedades, que apresentam características próprias.


OBSESSÃO SIMPLES


O Espírito inferior procura, através da sua tenacidade, da sua persistência, intrometer-se na vida do obsediado, dando-lhes as mais estranhas sugestões, que no mais das vezes contrariam a forma habitual de proceder e pensar da vítima. Esta, com um pouco de critério e auto-análise, facilmente identifica que está sob a influência de um Espírito inferior, e, cuidando-se devidamente, comportando-se cristãmente, não lhe oferecerá campo mental favorável para a sua ação. Procurando viver em clima de elevação, boas leituras, preces, convívio com pessoas honestas e sérias, dedicadas ao semelhante, estará pautando a sua vida de acordo com os ditames de Cristo, livrando-se da ação do obsessor.



FASCINAÇÃO


É a forma mais difícil de ser tratada. O obsediado se nega a receber orientação e tratamento, pois julga não estar sob influência obsessiva, e até, às vezes, acredita que todos os demais é que se encontram obsediados, enquanto ele se julga o único certo. Nesta variedade, nota-se que o obsessor se insinua, a princípio discretamente. Vai então, ganhando terreno, enraizando-se pouco a pouco até se instalar definitivamente, formando um verdadeiro fenômeno de simbiose psíquica. Geralmente o médium acredita estar sendo guiado por uma entidade espiritual de alto gabarito, que usa nome de personagens famosas ou de Espíritos de escol. Não usando o critério da auto-análise, que no caso inexiste, a pessoa se torna extremamente crédula em tudo o que vem por seu intermédio, acreditando-se missionária. A qualquer objeção ou crítica construtiva que se faça sobre o teor das comunicações, suscetibiliza-se, magoa-se e afasta-se das pessoas que a podem esclarecer.

SUBJUGAÇÃO


É o fenômeno de uma criatura encarnada estar sob domínio completo e total de uma entidade desencarnada. É de fácil diagnóstico. Porém, para a cura desse tipo de obsessão, há necessidade da melhora moral do médium. O Espírito obsessor, deverá arrepender-se do mal que está praticando, através de doutrinações feitas por quem tenha superioridade moral.

A subjugação só ocorre em função da sintonia mental que existe entre o médium e o Espírito obsessor, via de regra originária de comprometimento anterior. Não se julgue que nesta variedade, o Espírito obsessor tome lugar no corpo do obsediado. Há sim, uma supremacia da sua vontade, dominando completamente o médium. A pessoa neste estado realiza coisas que no estado normal não realizaria, diz e faz aquilo que não lhe é habitual.

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